Interrupções durante a Apresentação

A Dica de Oratória de hoje abordará exatamente o que você pode fazer nas situações em que alguém da plateia te interrompe para fazer uma pergunta ou uma observação.

No meu Curso de Oratória com PNL, o Fale & Inspire, é comum os alunos levantarem a seguinte questão:

“E se alguém fizer alguma pergunta? E se algo der errado?”

De fato, um dos maiores medos que enfrentamos ao falarmos na frente de uma plateia são as interrupções.

A oratória, que é a arte de falar em público, normalmente é realizada em um evento ao vivo e isso significa que quase tudo pode acontecer no meio da sua apresentação, já que há coisas no ambiente que você não tem como controlar.

O que fazer nessa hora?

Portanto, caso isso venha a acontecer em alguma de suas apresentações, aulas, palestras, defesas, etc, há uma forma de você alcançar um sentimento de controle e calma, pensando em como lidará com o inesperado antes mesmo de fazer o seu discurso.

Dessa forma, você poderia se perguntar: “o que farei se isso acontecer?”

Consequentemente, você elaborará os tipos de respostas e saídas que poderá utilizar em dado momento, sentindo-se mais confortável com a situação.

Imagine as perguntas que podem surgir, por exemplo, em uma banca de professores durante uma defesa de TCC?

Pensando nisso e em ajudar os alunos que sofrem com o medo de apresentar o seu TCC, eu criei um Curso Online ensinando exatamente como superar esse temor e fazer uma apresentação poderosa diante de quaisquer grupos de professores. Acesse aqui e saiba mais.

Algumas Dicas de Oratória

Se durante a sua palestra alguém o interromper, em primeiro lugar mantenha a compostura e preste atenção à pergunta da pessoa.

É provável que possa se tratar de uma questão lógica e educada ou uma necessidade de esclarecimento.

Em segundo lugar, caso a resposta seja parte da sua fala que ainda há de vir, diga: “Muito obrigado pela pergunta! Eu falarei sobre isso em breve. Por isso, eu responderei a sua dúvida assim que chegar nesse ponto do conteúdo, ok?”

Ao fazer isso você continuará a sua fala, apenas certificando-se de destacar a área do conteúdo que surgiu na pergunta no momento que abordar aquele assunto.

Porém, nem sempre sabemos responder a todas as perguntas. E relaxe, pois isso é totalmente normal.

Nesse caso, fale a verdade, dizendo que você precisa realizar algumas pesquisas para compreender melhor aquela questão em particular e, posteriormente, poderá entrar em contato com a pessoa para enviar a resposta ou publicá-la em suas redes sociais, por exemplo.

O que mais pode acontecer durante a prática da oratória?

Além das perguntas, outras coisas poderiam acontecer durante a sua fala, como:

  • microfone falhar por causa de pilhas fracas
  • não ter pilhas reservas
  • projetor parar de funcionar
  • computador não ligar
  • alguém cair da cadeira, etc.

Novamente, manter a compostura e o controle é a chave porque isso mostra que você tem domínio não somente do seu conteúdo, mas também da situação em si.

Se você mantiver a calma e lidar com as interrupções com bom humor, isso deixará o público nesse mesmo estado emocional, permitindo que você volte à sua apresentação sem problemas.

Assim sendo, prepare-se com antecedência e tenha essas instruções em mente. Certamente, o resultado final será uma apresentação ainda melhor do que teria sido sem a interrupção.

 

E você, deseja alcançar isso e muito mais? Coloque nos comentários o que você acha.

Há muito mais em meu e-book gratuito 30 Dicas de Oratória para Falar em Público de Forma Eficaz. Pegue a sua cópia agora!

Conheça o Curso Fale e Inspire – Oratória com PNL e aprenda na prática a como fazer isso tudo e muito mais.

Compartilhe com aqueles que podem ser beneficiados através desse artigo e me ajude a divulgar esse conhecimento para o mundo!

Muito obrigado!

Abraços e Sucesso!