Você sabe como ler bem em público?

 

Aliás, você já precisou ler algum texto para a sua turma na escola ou na igreja que você frequenta ou em alguma reunião específica?

 

Falar em público é contraintuitivo.

 

Ou seja, o que sua intuição diz ser uma coisa boa nem sempre é a verdade. E o que seus instintos dizem para não fazer é geralmente a melhor coisa a fazer.

 

Quando você descobre que precisa realizar uma apresentação pública, pode ser natural ter aquela voz interior dizendo que é pra você escrever tudo e ler para o público palavra por palavra.

 

Dessa forma, pensa sua voz interior, não há como você depender da memória e você nunca ficará com aquela sensação terrível quando seu cérebro se esvazia e você não tem nada a dizer.

 

Mas mesmo que você não use o método de escrever todo o discurso, há situações em que é necessário ler para uma audiência.

 

Você pode ter uma passagem de uma parte de sua pesquisa que é essencial que a sua plateia saiba.

 

Ou pode haver citações muito longas para decorá-las e você precisará lê-las.

 

As situações são variadas quando é necessário ler para um grupo de pessoas. Portanto, para estar preparado para que isso se torne parte da sua apresentação, você deve praticá-la e aplicar alguma técnica antes do dia de realizar essa tarefa.

 

Aliás, por falar em técnica, saber como usar a pausa ao ler uma parte da sua apresentação será algo bem útil.

 

O maior problema da leitura para o público é o contato visual.

 

Manter um contato visual contínuo com seu público deve ser o primeiro mandamento de um bom discurso em público.

 

Quanto mais você olhar para o seu público, chamar a atenção deles e manter esse relacionamento, mais forte será a sua apresentação.

 

Assim, se você usar um, dois ou três minutos para olhar pra baixo e ler o texto, perderá todo esse contato com eles naquele momento.

 

Semelhantemente como ocorre com as crianças, quando você não as está olhando, elas naturalmente começam a se mexer e se desviar do que você está fazendo e/ou falando.

 

A verdade simples é que as pessoas muitas vezes não gostam que alguém leia para elas.

 

Acrescente a isso o problema de que, quando você olha para baixo para ler, sua voz não está mais projetando para o público, mas para a página.

 

Você perde pelo menos metade da força do seu diafragma porque está olhando para baixo, de modo que o poder da sua conversa é bastante reduzido por essa simples interrupção.

 

Quando você olha para cima novamente, pode não ter ideia de que perdeu a atenção do povo.

 

Então, quando você ler o material, não o coloque na mesa e olhe pra baixo.

 

Faça assim: Mantenha-o logo abaixo do nível do rosto.

 

Dessa forma, você pode lê-lo e ainda manter a força do seu diafragma e seu contato visual por cima do livro ou da página.

 

A necessidade de se preparar para ler bem em público

 

Não se deixe cair na armadilha de pensar que, porque você vai ler parte da sua apresentação ou toda ela, isso reduza os seus preparativos.

 

Ao contrário! Você deve se preparar mais!

 

Certifique-se de que você está muito familiarizado com o texto, de forma que você consiga falar sobre ele mais naturalmente.

 

Pratique a leitura do seu texto antes de fazê-lo diante dos outros.

 

Quantas vezes, Toshio?

 

O máximo de vezes que você puder!

 

Resista ao desejo de ler de forma monótona como se estivesse lendo uma lista telefônica (tem gente que nem tem ideia do que seja isso… rs).

 

Aprenda a ler a passagem com inflexão, com ênfase e com emoção.

 

Essas técnicas superam os principais problemas que a leitura para uma multidão cria em uma apresentação.

 

Ao usá-las, você obterá sucesso porque a sua leitura fluirá naturalmente em seu discurso.

 

E quando você puder fazer isso e não perder seu público, terá dado um passo adiante em sua evolução de falar em público.

 

Comente o que você achou desse artigo e compartilhe com quem precisa saber como ler bem em público.

 

Há muito mais em meu e-book gratuito 30 Dicas de Oratória para Falar em Público de Forma Eficaz. Pegue a sua cópia agora!

 

Conheça o Curso Fale e Inspire – Oratória com PNL e aprenda na prática a como alcançar todos essas vantagens.

 

Compartilhe com aqueles que podem ser beneficiados através desse artigo e me ajude a divulgar esse conhecimento para o mundo!

 

Muito obrigado!

 

Abraços e Sucesso!