Se uma pessoa pode fazer algo, você também pode aprender a fazer

Dentro os vários Pressupostos da PNL (Programação Neurolinguística), um deles afirma que se uma pessoa pode fazer algo, você também pode aprender a fazê-lo.

Você sabia que muitas pessoas de sucesso chegaram onde estão por meio da modelagem do desempenho bem-sucedido de outras?

Mas o que é modelagem, Toshio?

A Modelagem em PNL é o processo de identificar e replicar a competência consciente e inconsciente de uma pessoa em outra, podendo resultar na excelência desse alguém em determinado tipo de comportamento.

A fim de entender melhor, a competência inconsciente (o que fazemos sem esforço, sem consciência) pode ser identificada através de observação cuidadosa, questionamento e elicitação de estratégia.

Depois de conhecer os pensamentos, crenças, valores e comportamentos que resultam em excelência, bem como os sistemas representacionais utilizados (visual, auditivo e sinestésico) e suas características (também chamamos de submodalidades na PNL), você pode testar o modelo e refiná-lo para se adequar à sua realidade.

Se você conseguir replicar o mesmo grau de sucesso em um contexto específico, significa que você conseguiu identificar o modelo.

Certamente, como afirma o pressuposto, se foi possível para outra pessoa, é possível para você também e pode ser ensinada a outros (desde que não tenham danos fisiológicos e/ou neurológicos graves).

Desta forma, a maioria das pessoas pode aprender a obter melhores resultados à sua maneira.

Essa Modelagem faz eu me tornar uma cópia da pessoa modelada?

Não! Modelar não significa imitar.

Por isso, lembre-se sempre: Você não se torna um clone do modelo. Você aprende com ele. São coisas bem diferentes.

Aliás, ao realizar a modelagem do comportamento de sucesso de uma determinada pessoa, você buscará aplicar o resultado dessa modelagem de acordo com a sua visão de mundo.

Contudo, eu aconselho que no início você busque praticar o modelo exatamente como identificou. A partir daí, faça testes e analise se funciona para você, fazendo pequenos ajustes até notar que conseguiu replicar o resultado desejado.

Como colocar esse Pressuposto da PNL em prática

  1. Encontre um modelo de excelência em um campo de seu interesse.
  2. Identifique a sequência de componentes que são necessários para alcançar o resultado desejado.
  3. Aplique esse modelo de uma maneira que lhe permita obter os mesmos tipos de resultados, e o sucesso será seu.

E você? O que achou dessa crença ligada à Programação Neurolinguística?

Aqui no Blog do Edson Toshio Institute você pode encontrar mais artigos relacionados aos Pressupostos da PNL e aprender ainda mais sobre essa maravilhosa tecnologia de Desenvolvimento Pessoal.

Deixe o seu comentário e compartilhe com aqueles que podem ser beneficiados através desse artigo e me ajude a divulgar esse conhecimento para o mundo!

Muito obrigado!

Abraços e Sucesso.